Diferente é ser igual!

Neste blog, poderemos trocar experiências, compartilhar descobertas, atividades, e, por que não, também nossas angústias...


A inclusão está aí é nossa tarefa enquanto educadores buscar formação, nos especializarmos e mobilizarmos todos os conhecimentos que adquirimos ao longo dos anos para promover a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, para isso, é de fundamental importância "o querer".

Convido você professor, visitante, amigo, colega, pai, irmão, ou quem quer que seja, a dar as mãos e juntos caminharmos em busca da tão sonhada igualdade social.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uso da tecnologia assistiva

Olá gente, é com imenso prazer e satisfação que quero compartilhar minha experiência de uso da tecnologia assistiva, mais propriamente falando do uso do computador para alfabetização de alunos com NEEs.
Iniciei a um mês aproximadamente, após incentivo das tutoras do curso  Formação Continuada de  Professores em  Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis (PROINESP, UFRGS), o atendimento individual a um aluno ainda não alfabetizado, com síndrome de down e comprometimento mental moderado.
Qual foi minha surpresa, ao perceber que, em apenas um mês, o menino passou a reconhecer as vogais, assim como o som de cada uma e, algumas consoantes. Suas produções agora, migram do estágio da garatuja para o pré silábico.
Estou muito entusiasmada, quero compartilhar minha alegria mas, sobretudo dizer que, é possível, basta querer!
Aproveito também para sugerir que, além dos links colocados abaixo, você explore um pouquinho a web, que traz diversas atividades que podem auxiliar muito na alfabetização. Basta colocar na ferramenta de busca a seguinte expressão "jogos alfabetização online".
Tenha um bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário