Diferente é ser igual!

Neste blog, poderemos trocar experiências, compartilhar descobertas, atividades, e, por que não, também nossas angústias...


A inclusão está aí é nossa tarefa enquanto educadores buscar formação, nos especializarmos e mobilizarmos todos os conhecimentos que adquirimos ao longo dos anos para promover a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, para isso, é de fundamental importância "o querer".

Convido você professor, visitante, amigo, colega, pai, irmão, ou quem quer que seja, a dar as mãos e juntos caminharmos em busca da tão sonhada igualdade social.



domingo, 14 de novembro de 2010

Softwares educacionais

Sabemos que, atualmente, o mundo gira em torno das tecnologias da informação e da comunicação. Diante deste fato, não pode a escola, como instituição responsável pela produção do conhecimento, ficar distante da realidade que a cerca.
É preciso e fundamental que a instituição escolar atente para a abrangência que os jogos e a internet têm na sociedade. Estudos e observações mostram que os jovens, as crianças e os adultos, passam grandes períodos do dia envolvidos com jogos de vídeo game e/ou no computador. Constata-se que, a atenção dispensada a tais atividades é contínua e não necessita de maiores estímulos.
Tendo em vista o que foi colocado acima, faz-se necessário que a escola pense em utilizar tais recursos, tão atrativos, na construção dos saberes escolares, diminuindo assim, a falta de interesse e motivação dos alunos, fator muito comentado pelos educadores.
Alguns cuidados, no entanto, são necessários ao utilizar softwares educacionais, no que tange à intecionalidade do uso pelo professor. Há que se explorar bem o conteúdo dos jogos propostos aos alunos e analisar se realmente conseguirão atender aos objetivos da ação.
Estarão os professores empenhados em fazer tais análises e oportunizar aos alunos este tipo de atividade tão prazerosa e agradável?
Quais as maiores dificuldades em propor atividades desta forma aos alunos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário