Diferente é ser igual!

Neste blog, poderemos trocar experiências, compartilhar descobertas, atividades, e, por que não, também nossas angústias...


A inclusão está aí é nossa tarefa enquanto educadores buscar formação, nos especializarmos e mobilizarmos todos os conhecimentos que adquirimos ao longo dos anos para promover a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, para isso, é de fundamental importância "o querer".

Convido você professor, visitante, amigo, colega, pai, irmão, ou quem quer que seja, a dar as mãos e juntos caminharmos em busca da tão sonhada igualdade social.



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Para a criançada!




Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
         Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
         Cheio de pipocas
         Ser criança é olhar e não ver o perigo.
         Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
         Ser criança é chorar sem saber porque.
         Ser criança é se esconder para nos preocupar.
         Ser criança é pedir com os olhos.
         Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
         Ser criança é isso e muito mais.
         É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
         Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
         É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
         É nos ensinar que, para sermos felizes,
         Basta apenas olharmos para uma criança.
          http://www.mensagem.etc.br/mensagem-ser-crianca.html

Crianças, seres imensamente especiais!!


Ser Criança

Gilberto dos Reis

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atividades do curso FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

O curso cujo nome consta no título desta postagem, desenvolvido pela UFRGS, aborda a temática do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação Assessíveis, ao longo do qual são desenvolvidas várias atividades de estudo e experimentação de recursos disponíveis. O curso destina-se aos professores que atuam com pessoas com necessidades educativas especiais.
Iniciei o curso no segundo semestre deste ano e sinto-me privilegiada pela oportunidade de constriur tantos conhecimetos novos. As formadoras esmeram-se em proporcionar a vivência das sugestões dadas, fazendo assim, com que os cursistas, através das práticas efetivadas familiarizem-se e percebam a importância das mesmas.
Dentre as atividades realizadas até o presente momento, gostaria de destacar duas:
A primeira, da qual já fiz uma postagem anteriormente neste blog, refere-se ao uso de sites com atividades de alfabetização, que estou utilizando com meu aluno especial e, apesar do pouquíssimo tempo de uso, já foi possível constatar a evolução do mesmo.
A segunda, refere-se às pranchas de comunicação alternativa, atividade aplicada com uma moça que praticamente não se comunicava e hoje, já consegue sucesso em suas interações.
O curso comentado aqui, tornou-se conhecido por mim através da Plataforma Freire, na qual fiz minha inscrição.
Quem tiver interesse, coloco-me à disposição para maiores informações.
Sem mais, grande abraço a você, que se interessa como eu pelo assunto inclusão.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uso da tecnologia assistiva

Olá gente, é com imenso prazer e satisfação que quero compartilhar minha experiência de uso da tecnologia assistiva, mais propriamente falando do uso do computador para alfabetização de alunos com NEEs.
Iniciei a um mês aproximadamente, após incentivo das tutoras do curso  Formação Continuada de  Professores em  Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis (PROINESP, UFRGS), o atendimento individual a um aluno ainda não alfabetizado, com síndrome de down e comprometimento mental moderado.
Qual foi minha surpresa, ao perceber que, em apenas um mês, o menino passou a reconhecer as vogais, assim como o som de cada uma e, algumas consoantes. Suas produções agora, migram do estágio da garatuja para o pré silábico.
Estou muito entusiasmada, quero compartilhar minha alegria mas, sobretudo dizer que, é possível, basta querer!
Aproveito também para sugerir que, além dos links colocados abaixo, você explore um pouquinho a web, que traz diversas atividades que podem auxiliar muito na alfabetização. Basta colocar na ferramenta de busca a seguinte expressão "jogos alfabetização online".
Tenha um bom trabalho.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ser especial
É ser a luz dos olhos de alguém...
É ter um brilho luminoso
Capaz de provocar o sorriso de alguém...
Ser especial
É fazer com que alguém se sinta um tolo
Perante a simplicidade
Despida de adornos
Que veste a alma de alguém...
Ser especial
É sentir a empatia
Como ninguém...
Ser especial
É ser natural
Sendo especial...

(Cleo)